O Pesquisador Miles A. Tinker, nas suas pesquisas baseadas em velocidade de leitura constatou em dois experimentos diferente as seguintes conclusõs para textos corridos. O Primeiro estudo foi feito com tipo Scoth Roman, com linhas de 19 paica. O segundo estudo com o tipo Grajon, com o mesmo tamanho de linha.
Um estudo mais detalhado medindo os movimentos dos olhos mostrou que em comparação entre textos com cortpo 10, e 14 demonstra que a diferença de legibilidade de um tipo de 6pt é principalmente devido à sua baixa visibilidade, enquanto a do tipo com 14pt parece ser devido à sua maior área de impressão. Quanto à opinião dos leitores, eles acham mais legíveis textos com tipos em corpo 11, o que não está em desacordo com o resultado das pesquisas.
Depois ele passou para o estudo do comprimento da linha. Os primeiros estudos foram feitos com tipo corpo 10 sem espaçamento e a largura ótima encontrada foi de 23 pica. Em seguida foram feitos estudos com adição de espaço entre linhas e os resultados comprovaram que a adição de espaçamento podia tornar igualmente legíveis textos de 14 a 31 pica. A análise do movimento dos olhos em condições extremas de legibilidade (9 e 43 pica) mostraram que em linhas muito curtas a utilização da visão periférica ficava comprometida, enquanto linhas muito longas dificultavam o encontro do começo de uma nova linha, fazendo o olho se perder.
A pesquisa encontrou que tipos de diferentes tamanhos tinham diferentes larguras ótimas e ao fim das pesquisas, determinou zonas de segurança para diversos tamanhos de tipos, linhas e espaçamentos, que são as seguintes: